Desinteligência, ou bipolarização de opinião, ou Fernando Santos

Ontem ouvi o Fernando Santos – treinador da equipa nacional de futebol – a falar no programa da RTP “Prós e Contras”. O programa era acerca da eutanásia.
Curiosamente Fernando Santos é um homem com que eu simpatizava, apesar de não ter razões objectivas para isso. Ontem pareceu que o senhor não consegue ter uma linha de pensamento coerente.
O importante aqui não é o facto de ser Fernando Santos nem sequer a posição que defende. O maior esclarecimento que adveio (para mim) do debate, foi que as pessoas têm as suas opiniões e quando as debatem, tentam defendê-las por todos os meios possíveis até provarem que têm razão. Que sentido é que isto faz?
O objectivo de um debate deveria ser tentar perceber nos outros argumentos as falhas dos meus. O objectivo deveria ser chegar a acordo e não tentar por qualquer meio, mesmo que irrazoável, provar que o outro não tem razão.
Fernando Santos não ouviu nada do que disse o seu interlocutor, mas tinha algo para dizer, que apesar de nada ter que ver com o assunto, intrometeu no seu discurso. Acho que é preciso ensinar as pessoas a dialogar, a defender (não atacar) pontos de vista e a ter abertura para ouvir outros, assim como dar ferramentas às pessoas para poderem identificar erros de raciocínio.
É assim que se combate estupidez, não com bipolarização de argumentos.
Já agora congratulo Adolfo Mesquita Nunes, que mostrou, no mesmo debate, como é que alguém deve abordar estas questões, para poder decidir sobre elas.

Obrigado! Volta sempre que puderes! É bom saber de ti!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s